quarta-feira, 7 de outubro de 2009

página 10 apostila sobre vírus


*LoveLetter
LoveLetter é o worm que todos aprenderam a odiar na segunda metade de 2000. A infecção afetou milhões de computadores e causou mais prejuízos que qualquer outro vírus até agora. A infecção chegava por e-mail, chats na Web e outros sistemas de compartilhamento de arquivos. O worm mandava cópias dele mesmo pelo catálogo de endereços do Microsoft Outlook e o e-mail incluía um arquivo executável com o assunto "ILOVEYOU". Ele tinha a capacidade de sobrescrever diversos tipos de arquivos, incluindo os do tipo .gif e .jpg. Ainda modificava a página inicial do Internet Explorer, mudava chaves de registro e escondia MP3 nos sistemas afetados.

*Code Red
O Code Red explodiu na metade de 2001, infectando centenas de milhares de computadores, principalmente em redes corporativas. O Code Red aproveitava uma
brecha no software Internet Information Server (IIS), usado em servidores de Internet, e
então buscava a Web por sistemas vulneráveis à infecção e continuar o processo. O worm usou PCs contaminados como armas em ataques denial of service, inundando um Web site com um temporal de pedidos de informação. O alvo original era o site oficial da Casa Branca norte-americana, mas oficiais do governo conseguiram mudar o endereço IP do site para frustrar o ataque.
O worm explorava uma falha no IIS (que foi consertada com um patch da Microsoft) que permitia a intrusos rodar código arbitrário no computador das vítimas. Muitas variantes desse worm ainda existem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário