quarta-feira, 7 de outubro de 2009

página 1 apostila sobre vírus


Tipos de Vírus de Computador
Vírus de Boot
Um dos primeiros tipos de vírus conhecido, o vírus de boot infecta a partição de inicialização do sistema operacional. Assim, ele é ativado quando o computador é ligado e o sistema operacional é carregado.

Minhocas, worm ou vermes

Minhocas ajudam os jardineiros, curandeiros usam sanguessugas para melhorar a saúde de seus pacientes, mas não existe nenhum benefício vindo de um worm (verme) ou vírus de computador. Essas pragas se tornaram extremamente perigosas e com fácil propagação nos últimos dois anos, se proliferando pelo ciberespaço e causando prejuízos de bilhões de dólares.
Algumas das diferenças entre os tipos diferentes de código malicioso são difíceis de notar, mas o vírus clássico de computador é um pedaço de código oculto que ordena ao seu micro que faça algo que você não faria normalmente. Sem seu conhecimento, um vírus pode apagar programas e informações em seu disco rígido e até deixar alguém desconhecido tomar conta da sua máquina remotamente. Um vírus se replica ao se esconder em programas ou arquivos de sistema.

Mais sobre minhocas: Com o interesse de fazer um vírus se espalhar da forma mais abrangente possível, seus criadores por vezes, deixaram de lado o desejo de danificar o sistema dos usuários infectados e passaram a programar seus vírus de forma que apenas se repliquem, sem o objetivo de causar graves danos ao sistema. Desta forma, seus autores visam tornar suas criações mais conhecidas na Internet. Este tipo de vírus passou a ser chamada de verme ou worm. Eles estão mais aperfeiçoados, já há uma versão que ao atacar a máquina hospedeira, não só se replica, mas também se propaga pela internet pelos e-mail que estão registrados no cliente de e-mail, infectando as máquinas que abrirem aquele e-mail, reiniciando o ciclo.

Mais sobre worms:
Worms são outro tipo de programas desviados que se espalham tipicamente por e-mail ou programas de chat na Internet. Com a ajuda de usuários sem proteção e seus catálogos de endereços, worms como o Klez se espalham de maneira explosiva. Os worms mais antigos não mudavam arquivos de sistema ou destruíam dados. Mas eles foram ficando cada vez mais sofisticados, e os mais recentes começaram a se comportar como vírus, causando um estrago considerável. O Klez, por exemplo, pode apagar arquivos e criar um mecanismo para fazê-lo rodar quando o sistema esta inicializando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário